Sistema para estacionamento: Como escolher o melhor?

Sistema para estacionamento: Como escolher o melhor?

Sistema para estacionamento permite entregar recursos técnicos importantes para a gestão operacional e administrativa das empresas de estacionamento e valet. Entretanto, a escolha do fornecedor tem de ser feita de formas bem criteriosa.

Sistema para estacionamento permite entregar recursos técnicos importantes para a gestão operacional e administrativa das empresas de estacionamento e valet. Entretanto, a escolha do fornecedor tem de ser feita de formas bem criteriosa.

Encontrar um sistema para estacionamento ideal é muito relevante quando se trata de resolver problemas operacionais e gerenciais e ter um negócio saudável.

Serasa Experian listou vários motivos de um negócio falir, portanto dois dos principais motivos para a falência são: Não investir em inovação e não acompanhar as finanças.

Um sistema bom para gerenciamento de estacionamento ou valet ajuda tanto em recursos tecnológicos quanto no acompanhamento detalhado do financeiro.

Assim sendo, detalhamos os principais fatores que podem ser considerados para a e seu estacionamento ou valet.

Escolha fornecedores que prestam um serviço

Durante décadas, e ainda hoje, muitos sistemas eram vendidos em CD’s ou baixados no computador e a aquisição da solução era pontual e não tinha continuidade.

Porém, essa maneira de contratar sistemas tem mais desvantagens do que vantagens comparada com o modelo de contratação de sistema como serviço ou conhecido como SaaS, siga em inglês para “Service as a Software”. Para saber mais sobre o termo, clique aqui.

O conhecido “sistema como serviço” entende que a empresa atende o cliente com frequência na manutenção, novas funcionalidades, treinamento e suporte.

Assim sendo, você precisa de estabilidade e uma fornecedor que não desapareça ou faça um serviço mediano.

 

O que acontece quando compra um sistema para estacionamento?

Tanto para a empresa quanto para o cliente existem as consequência de preferir este modelo de compra ou venda do sistema como um produto.
Qual a consequência para a empresa?

A dependência de uma venda constante do produto, no caso um sistema, sobrecarrega a equipe de venda, além da empresa depender da venda constante para cobrir os custos internos que são mensais, diferentes das vendas que são ocasionais.

Por exemplo, em uma crise como a pandemia do Covid-19, muitos estacionamentos deixaram de comprar sistemas, logo quem dependia de venda teve seu negócio muito prejudicado.

Quando uma empresa de tecnologia se encontra sem faturamento, pode perder seus principais colaboradores. Tanto da parte técnica como os desenvolvedores quanto de suporte.

Qual a consequência para o cliente?

Quando tiver aquela urgência de atendimento, pode ser frustrante esperar o tempo necessário ou até pagar pelo suporte.

Embora, haja atualizações, não serão muito comuns e terá de pagar pela versão nova. 

 

Estabilidade da empresa que aluga o sistema para estacionamento

Qual a consequência para a empresa?

Ao contratar uma empresa que cobra uma mensalidade, ela é financeiramente mais estável.

Por exemplo, na crise da Covid-19, esta empresa perdeu muitos clientes, mas os que sobraram continuaram pagando pelo serviço.

Outro ponto é que os custos desta empresa são mensais e recorrentes, como por exemplo o aluguel de servidores na nuvem. Assim, faz todo sentido que a remuneração dela seja recorrente para arcar com essas despesas e se não cobrar do seu cliente, está negligenciando a gestão dos próprios gastos. 

Qual a consequência para cliente?

Quando você contrata uma empresa que cobra mensalidade, você está exigindo a estabilidade do sistema e atendimento contínuo e disponível.

Outra questão importante é que se uma empresa possui a tecnologia nuvem em seu sistema e fornece para seus clientes.

Ela está contratando este serviço de armazenamento que é pago de forma recorrente e o valor aumenta conforme a demanda cresce.

Suporte atencioso e disponível

Um bom suporte vai tornar a experiência de uso mais agradável, pois demora um tempo para se adaptar ao sistema e nem sempre tudo do sistema é intuitivo.

Embora, um suporte atencioso seja importante, a disponibilidade e acessibilidade são  importantes. 

Assim, prefira atendimento pelo Whatsapp ou até em chats no próprio site, porque não só você tem acesso ao atendimento, mas todos os responsáveis do estacionamento.

Nem sempre o mais barato é a melhor opção

É muito tentador gastar pouco por um sistema para estacionamento, mas essa impulsividade de olhar somente o preço e não os benefícios pode iludir quando se trata do ganho real.

O raciocínio é bem simples. Se o valor é muito barato, seu fornecedor precisa de mais quantidades para reinvestir na empresa.

Além, que se um sistema custe R$30 mensal e outro custa R$60,00 mensal, porém te traz muitos mais benefícios. Primeira coisa que você tem que calcular é: “Quanto custa o meu tempo?” 

Vale a pena economizar 30 reais por mês e perder 4 horas por mês fazendo cálculos e relatórios que o outro sistema poderia fazer por você?

Ele pode até te atender, mas no longo prazo, pode não te trazer tantos benefícios quanto outros fornecedores.

Sistema que organize o financeiro

Um sistema de estacionamento que oferece uma gestão financeira completa, invés de apenas relatórios operacionais pode salvar sua empresa.

Sem as informações corretas, o gestor não tem como prever situações, assim os problemas aparecem de surpresa.

Em uma crise econômica, uma boa gestão financeira lhe dirá onde reduzir os custos e quanto tempo esta redução de custo lhe trará sobrevivência.

Não olhe apenas o faturamento, se um negócio não é feito só de entrada de dinheiro. Para manter uma empresa funcionando é necessário controlar muito bem os gastos.

Atualização e manutenção constante

Comprar um sistema de estacionamento em formato de produto, que não se altera conforme as demandas do mercado, compromete a qualidade do seu serviço de estacionamento.

Todo sistema para estacionamento precisa estar em constante mudança para que seus clientes possam se adaptar em um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Os estacionamentos possuem um mito muito comum que não precisa de investimento no sistema de gestão e nos serviços. Porém, quando se investe em um bom sistema de estacionamento, o próprio negócio se torna mais rentável mesmo quando se ganha a mesma receita, porém o esforço é menor.

Sistema para estacionamento com gestão de nota Fiscal Eletrônica

É uma processo que ninguém gosta, mas é uma realidade e não tem como fugir. Todo negócio, inclusive os estacionamentos, precisa emitir nota fiscal.

Entretanto, da mesma forma que você gerencia relatórios de faturamento e despesa, não é diferente com a gestão das notas fiscais. 

Ainda mais quando se trata de volume grande, devido a rotatividade dos estacionamentos. Assim sendo, procure sistemas que auxiliam na emissão das notas fiscais.

Isso ajuda a reduzir riscos futuros com a receita federal, quanto com os próprios clientes que cada vez mais exigem a nota fiscal. 

Aliás, é muito comum que quando o ticket médio é alto, exijam a nota fiscal porque acham o valor abusivo.

Contrato

Não se prenda em contratos, pois arrependimentos existem e eles não aparecem no primeiro dia de uso do sistema.

Leve em consideração quando fizer algum investimento alto, pois  o próprio valor do investimento vai te prender ao fornecedor. Além disso,  preste atenção com o termo de uso e exija a adequação à LGPD.

Política de privacidade

Todos os sistemas possuem os dados tanto de quem usa o sistema como também dos clientes, entretanto essas informações precisam estar seguros, pois muitas são sensíveis como telefone, e-mail, endereço, CPF ou CNPJ.

Cada vez mais o mercado está se adaptando a realidade da Internet onde o fluxo de informações são grandes.

Assim sendo, a LGPD ( Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada.

O que é LGPD?

É um conjunto de regas para que as empresas não abusem dos dados dos seus clientes. Mas o que o sistema tem a ver com isso?

Simplesmente é nele que as informações ficam armazenadas, enquanto seu fornecedor garante a integridade e sigilo das informações.

Não é somente o fornecedor que se adequa, mas ele precisa te ajudar a se adequar a este novo conjunto de regras chamado LGPD.

O gestor do estacionamento, precisa mapear quem tem acesso as informações e quem pode editá-las.

Assim sendo para garantir essa estratégia o próprio sistema tem que prover recursos onde o gestor configure e limite os acessos dos usuários do sistema de estacionamento.

Softwares integrados com diversos equipamentos

Uma solução completa é a combinação necessária entre o Software e Hardware. Porém, a integração perfeita é existe oferece diversidade de equipamentos do qual o cliente escolhe qual equipamento prefere usar.

Assim sendo, escolha equipamentos que se adeque a sua operação e o dever do sistema é estar integrado nele.

A grande tendência hoje é operar através de equipamentos móveis como os PDV’s ou POS. Afinal, são equipamentos baratos que garantem mobilidade e estabilidade. 

Caso queira saber mais sobre estes equipamentos, temos um texto explicando melhor, clique aqui e saiba mais.

Pense no longo prazo

Quando se trata de equipamentos, eles tem que acompanhar a evolução do seu negócio e da demanda do mercado.

Assim sendo, se você escolher um fornecedor que somente irá usar aquele equipamento ou não tem projeção de se integrar com uma câmera de OCR ou totem, pense suas vezes antes de escolher.

Confira um vídeo de sistema para estacionamento no POS ou PDV.

Sistema de gestão com serviços adicionais

O futuro dos estacionamentos não é ser somente estacionamento. Conforme o negócio evolua, o gestor tem que aproveitar ao máximo a rentabilidade do terreno onde presta serviço de estacionamento, inclusive oferecendo outros serviços.

Valet

Oferecer serviços de valet onde o manobrista atende o cliente dando mais agilidade para os cliente, pode te render mais receita além de fidelizar o cliente.

O sistema de estacionamento precisa oferecer uma comunicação entre o cliente e o valet para que o manobrista seja pontual na entrega do veículo.

Lavagem ou estética automotiva

Incluir esse serviço no seu portfólio vai fidelizar e aumentar bastante a receita do estacionamento.

Assim, esses recursos são importantes para fornecer incluir este serviço no seu modelo de negócio sem perder o controle.

Venda de produtos

Além dos serviços nos carros, você pode resolver problemas como fome, sede ou até produtos para o próprio veículo.

O sistema é essencial neste momento, pois quando lida com produtos o modelo de tributação é diferente para emissão das notas fiscais, além do controle de estoque que é bastante importante.

Funilaria ou pintura

Diria que é o estágio mais avançado, pois exige uma mão de obra mais qualificada, porém a margem de lucro é bem maior.
Serviços como funilaria podem passar R$1500,00 de acordo com o tamanho do problema.

Sistema com integração com meios de pagamentos

Se adeque ao mercado e aceite as formas de pagamentos dos clientes. Entretanto, não aceite diversas formas de pagamento de forma descentralizada ao sistema de gestão.

Assim sendo, o próprio sistema para estacionamento tem de estar integrado aos meios de pagamentos.

Um exemplo, bastante usado nos estacionamentos são, os meios de pagamento Sem Parar e Conect Car.

Outra tendência com grande adesão no mercado de estacionamento é o PIX. Saiba mais neste texto.

Imagine quando o cliente chegar, o caixa gera um QR Code na tela e o cliente paga com o aplicativo do banco. 

Ao mesmo tempo, só é possível se o sistema de estacionamento estiver integrado com uma solução de PIX. Ademais, fica de forma manual e provavelmente acontecerá erros operacionais.

Prefira sistema de estacionamento que, no mínimo, promete incluir esses meios de pagamento no futuro, pois vocês tem que estar atualizados com as demandas de mercado.

 

4 softwares de estacionamento rotativo

Listamos 4 sistemas de estacionamento que possuem mensalidade e grande potencial para ser seu parceiro.

Jump Park

Aplicativo de estacionamento de Android onde você opera pelo através de smartphone, tablet ou  PDV’s e gerencia a distância no site administrativo. Este sistema é fácil de usar e com um financeiro completo.

Parkeer

Possui planos onde você compra ou aluga. A operação é pelo computador e tem a opção de salvar as informações a distância. Este software de estacionamento tem bastante recursos e com bastante experiência no mercado.

EasyPark

Sistema de estacionamento que usa o site para operar e gerenciar o estacionamento. Possui planos de graça e planos pagos mensais de acordo com o tamanho do estacionamento. Este sistema para estacionamento depende de internet para operar e oferece gestão a distância

Estacionamento Digital

Sistema de estacionamento Android que você gerencia através do próprio aplicativo, mas de qualquer ligar. Esse aplicativo para estacionamento possui planos mensais com impressora em comodato e possui diversos recursos como mensalista, convênio etc.

Escolha um software com gerenciamento a distância

A maior tendência dos últimos anos é o crescimento e necessidade de armazenas e acessar suas informações de onde estiver.

Não é diferente para quem gerencia estacionamento ou valet. Aliás, é um negócio que não precisa que todos fiquem presentes na operação.

O que é Tecnologia Nuvem?

A tecnologia nuvem é a possibilidade de armazenar as informações em servidores de terceiros. Ainda mais, garante a disponibilidade das informações através de sites ou aplicativos desde que estejam conectados na internet.

Existem diversos fornecedores desta tecnologia. Segue alguns listados.


Software para estacionamento sem a tecnologia nuvem vão te dar custos com deslocamento até o local e oferecer risco de perda das informações, pois as informações estão dentro do computador e ele pode parar de funcionar em algum momento.

Outra vantagem é a possibilidade de configurar tabelas de preço e cadastro dos mensalistas a distância.

Um sistema que opere em mais de um dispositivo ao mesmo tempo

A vantagem de unir tecnologia nuvem e dispositivos móveis é a praticidade operacional com baixo custo. 

Por exemplo, você pode criar uma infraestrutura de atendimento em diversos pontos sem precisar investir em obras, ainda mais quando quer ter entradas e saídas em pontos diferentes.

No entanto, existe uma dependência de internet que pode ser resolvida com a combinação de wi-fi e internet móvel caso alguma delas falhe.