Se você busca investir em um estacionamento com lava-rápido, veja as vantagens e desvantagens de implementar os serviços de lavagem no seu negócio. Entre os benefícios e desafios de gerenciar dois modelos de negócio em um local, é preciso avaliar a estrutura física, a demanda dos clientes e contratação de novos funcionários.
Quais são as vantagens de ter um estacionamento com lava-rápido?
Atender a demanda dos seus clientes
Primeiramente, para considerar ter um estacionamento com lava-rápido, é indispensável avaliar se essa é uma demanda dos seus clientes atuais. Por isso, é importante realizar uma pesquisa entre os seus clientes, a fim de entender se esse é um investimento que traria retorno.
A partir desses dados, é possível considerar se essa conveniência é atrativa, visto que seus clientes poderão economizar tempo realizando a lavagem ao mesmo tempo em que seu veículo está estacionado. Isso é muito vantajoso principalmente em localizações urbanas, que os horários são sempre corridos.
Essa facilidade pode aumentar a satisfação dos seus clientes, além disso resultar no aumento da frequência no uso do seu estacionamento.
Atrair novos clientes
Outra vantagem de ter um estacionamento com lava-rápido é a possibilidade de atrair novos clientes interessados nos serviços de higienização. Uma vez que os serviços são realizados enquanto os veículos estão estacionados, isso é um diferencial competitivo que atrai um público novo com interesse nessa praticidade.
Aumentar a rentabilidade do negócio
Existem diversas maneiras de aumentar o faturamento do seu negócio. No caso de estacionamentos, entre as opções está a comercialização de produtos diversos. Entretanto, na inclusão dos serviços de lavagem, o aumento da receita é mais duradouro, pois podem ser ofertado com frequência mensal e até quinzenal.
Além disso, vale considerar investir em serviços de estética automotiva, como polimentos e higienização interna. Também são opções para tornar seu estacionamento e lava-rápido ainda mais lucrativos e elevar o nível da qualidade dos serviços.
Oportunidade de parcerias
A possibilidade de fechar parcerias está cada vez mais em alta, já que é uma forma econômica e vantajosa para ambas as partes. Um bom exemplo de parceria é com lojas especializadas em produtos automotivos, com essa colaboração você garante descontos enquanto oferece os seus serviços em troca.
Desvantagens em ter um estacionamento com lava-rápido
Oferecer mais serviços em seu estacionamento pode ser vantajoso para os clientes, porém demanda tempo e dinheiro para investir. Por isso, para oferecer um serviço completo e de qualidade, é importante avaliar pontos como a contratação de novos funcionários, se os valores dos serviços irão gerar lucro significativo e ainda se será necessário modificar a estrutura do seu negócio. Caso você ainda esteja buscando por um espaço, pesquise por anúncios de lugares que já estão estruturados como OLX.
Planejamento e custo inicial
Regulamentação legal
Entre as considerações de investir em um lava-rápido, é primordial verificar os requisitos legais para operar sem problemas. Dependendo da sua localização, existem alvará de funcionamento e requisitos ambientais a serem seguidos, por isso é importante pesquisar e se informar com os órgãos responsáveis.
Complexidade na operação
A operação simultânea de dois tipos de negócios pode gerar complexidade quando não organizado. Então será necessário sinalizar e coordenar os veículos para evitar congestionamentos e garantir que ambos serviços funcionem com eficiência. A logística de estacionamento e a gestão do tempo dos serviços de lavagem são aspectos que requerem atenção.
Já possui um lava-rápido e precisa melhorar sua gestão? Conheça o Jump Car, nosso sistema para lava-rápido com funcionalidades completas para sua operação.
Considerações finais
Portanto, decidir se vale a pena investir em um lava-rápido no seu estacionamento depende de análise e planejamento. Considere o interesse do seu público, pois estes serão seus primeiros clientes. Além disso, avalie a demanda dos serviços, para oferecer opções diferentes e rentáveis.
Ainda no planejamento, veja se há necessidade de adaptar seu espaço e se é uma opção viável. Considere todos os custos para implementação, desde equipamentos a contratação e novos funcionários. As vantagens na conveniência e potencial lucrativo são atrativos, porém os desafios de gestão não podem ser ignorados.
Para gerenciar seu estacionamento e lava-rápido com eficiência, conheça o software para gestão Jump Park. Conte com o aplicativo operacional para atender o fluxo de veículos, fazer o checklist de avarias e ainda incluir os serviços a serem feitos. Além disso, você acompanha a operação e a administra seu financeiro por um site completo, com relatórios detalhados. Experimente agora por 7 dias sem compromisso. Veja abaixo nossa solução para estacionamentos que oferecem serviços de lavagem.