Qual a diferença entre aplicativo, sistema, software e programa?

Qual a diferença entre sistema, aplicativo e software?

Está dúvida é muito comum hoje em dia, pois a tecnologia está presente em nossas vidas. Assim sendo, explicaremos o que cada termo significa.

O que significa “Aplicativo”?

Aplicativo é um termo muito usado quando se refere à sistemas de dispositivos móveis como smartphones, além disso, são conhecidos como “Aplicações”.

Segundo o Wikipédia, o termo tem esse significado:

Aplicação móvel  ou aplicativo móvel , conhecida normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido e instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, telefone celular, smartphone ou um leitor de MP3.

Ao mesmo tempo que o termo “Aplicativo” seja referenciado para smartphones, ele tem o mesmo significado de sistema, software ou programa. 

Porém, quando falamos de aplicativos, nos referimos aos aplicativos móveis instalados em dispositivos móveis como o Smartphone.

O que significa “Programa”?

“Programa” é um nome bem popular para sistema. A origem deriva do ato de programar ou programação.

Segundo a Wikipédia, Programa é:

Um programa de computador ou programa informático é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo é uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.”

O que significa “Sistema ou Software”?

Ambos são a mesma coisa, porém “Software” significa “Sistema” em inglês. Segundo o WikiPédia, Software é:

Um software é composto por diversas funções, bibliotecas e módulos que gera um programa executável ao final do processo de desenvolvimento”

Sistema tem outros sentidos quando se refere a um conjunto de informações e ações que atuam juntas, como por exemplo o sistema solar, sistema nervoso, etc.

Entretanto, o “software” é uma palavra em inglês e complementar ao ao “hardware” que se refere a equipamento.

Resumo

Desde redes sociais, transações bancárias, envio de e-mail, SMS e vídeos, contadores de tabelas de preço de estacionamento ou sistemas e gestão para lava-rápido. 

Os sistemas têm diversas formas, mas são tecnologias digitais para entregar valores aos usuários.

Caso queiram conhecer um exemplo de sistema, software ou aplicativo, veja este texto em nosso blog. 

Ainda mais porque exemplifica uma integração entre um software da Jump Park de gestão de estacionamento e o Hardware da Cielo Lio. Confira aqui!

Enfim, esses termos significam a mesma coisa. Porém, cada um tem sua origem e entender qual a diferença entre sistema, programa e aplicativo é um conhecimento básico nos dias de hoje.

Tire suas dúvidas com a nossa equipe!