O que é Valet?

O que é Valet?

Todo mundo conhece o valet, entretanto muitos poucos sabem em detalhes o que é valet. Assim sendo, escrevemos um texto explicando sobre este modelo de negócio e modelo operacional que agrega valor tanto para o estacionamento quanto para o estabelecimento parceiro.

 

O Valet é o profissional que popularmente é chamado de manobrista, portanto sempre reconhecemos Valet pelo serviço prestado. 

O serviço de valet ocorre quando um manobrista pega e devolve o carro, ao invés do próprio motorista. Muito usado afim de agregar valor no serviço de estacionamento, embora, também, seja muito usado em estabelecimentos ou eventos.

Os lugares mais comuns para este tipo de serviço são em restaurantes, hospitais, casamentos ou serviços diferenciados em estacionamentos de shoppings.

Os estabelecimentos contratam este tipo de serviço para dar conforto e uma experiência diferenciada para seus clientes.

 

O Valet é quem se disponibiliza a levar o carro dos clientes para a vaga certa e na hora da saída, buscar os carros e os entregam na mão dos clientes. Contudo, é de extrema importância que eles sejam pessoas de sua confiança, pois são eles que vão dirigir os carros dos seus clientes.

 

Por que implementar esse serviço e quais são os benefícios?

 

Fidelidade

 

Existe uma questão que pode não ser percebida de primeira, mas tem um resultado bem expressivo na utilização dos serviços desses profissionais.

Essa questão se mostra na sensação de seu cliente estar sendo servido com uma condição vip, o que agrada a maioria das pessoas.

 

Praticidade

 

Desde sempre os clientes chegavam no seu estabelecimento, tinham a preocupação de procurar a vaga e estacionar.

Afim de prestar um serviço vip, você começa a oferecer o serviço de valet parking no seu estabelecimento.

Então quando o cliente chegar, você vai ter um valet aguardando a chegada dele perto da entrada do seu estacionamento.

Portanto, parar o carro, descer e deixar o ato de estacionar por conta de um profissional enquanto se dirige para um evento ou um jantar com a família é muito prático.

 

Otimização do Espaço

 

Afim de não ter problema com avaria nos veículos dos outros, ofereça o serviço de valet. 

Às vezes é mais seguro um manobrista qualificado do que outros motoristas. Ainda mais quando o próprio motorista pode arranhar o carro do outro.

Então, outro benefício que podemos lembrar é que quando o dono do veículo que estaciona o carro, você pode acabar perdendo algumas vagas por conta da posição dos carros.

Assim sendo, muitos veículos são colocados de forma errada, às vezes ocupando duas vagas com um carro.

Porque muitas vezes não se consegue atender à demanda adequadamente, apesar do planejamento anterior.

Com o estacionamento do veículo realizado pelo valet parking, o espaço é otimizado, permitindo maior aproveitamento da área total.

Assim, são menores as demandas por espaço e reduzida a dificuldade operacional de manobra dos frequentadores 

 

Como implementar o serviço de Valet Parking no seu estabelecimento?

Para prestar um serviço de valet parking, você deve ter profissionais com agilidade, experiência e responsabilidade na sua equipe.

Porque eles que vão trazer o sucesso e comprometimento para o empreendimento. Eles vão ser o seu maior marketing de profissionalismo e eficiência.

Primeiramente é imprescindível que tenha um ótimo treinamento para tornar o atendimento deles vip naturalmente. A intenção é torná-los cordiais somados com a proatividade em prestar os serviços que tiverem que ser prestados no menor tempo possível.

Seria ideal que os seus valets tenham um uniforme, isso é muito bem visto, dando um ar de seriedade no serviço prestado. Traz mais confiança pra quem for usar o serviço.

De acordo com a justiça brasileira

“Conclui-se, assim, que o serviço de valet oferecido por empreendedores em seus estabelecimentos comerciais, principalmente nas grandes cidades, está inserido no âmbito de proteção dos direitos do consumidor, havendo responsabilidade objetiva do fornecdor por falha na sua prestação, incidindo nessa hipótese os casos de furto e roubo de veículo confiado aos prestadores desse serviço, na medidaem que a obrigação de garantir a integridade do bem é inerente à própria atividade por eles desenvolvida.”

 

Origem da Palavra 

Uma curiosidade sobre esse assunto é a origem da palavra. De acordo com o Wikipedia:

A origem da palavra valet vem do inglês, valet como um assistente inglesa medieval. Supõe-se que o termo é pessoal da corte derivado ainda do galo-românico vassellittus, “jovem nobre, servente“.”

 

Antigamente ter empregados domésticos homens era algo de luxo, pôs eles eram mais caros e só serviam a uma casa e a um patrão.

Na nossa língua, o termo é mais comumente utilizado para manobrista de carro ou para serviço de manobrista. 

O que é manobrista? 

Manobrista é um profissional que obrigatoriamente tem que ser habilitado para dirigir o veículo que vai exercer o trabalho.

Normalmente o cliente do estabelecimento deixa o carro com eles, o manobrista coloca na vaga adequada. Então quando o cliente volta, ele pega o carro e entrega para o dono do carro.

Exemplos de empresas com o serviços de valet

Podemos destacar a Pare Bem e a Valeti.

Você pode se afiliar a Pare Bem com o seu hospital, shopping ou estabelecimento pro seu negócio entrar na lista deles de vagas disponíveis. 

Enquanto com a Valeti você pode associar o seu estabelecimento para eles prestarem o serviço de valet pra você.

 

Dica

Vale ressaltar que é muito importante fazer esse serviço de valet parking de uma forma eficiente. 

Sendo assim, façam uma pesquisa sobre as maquininhas que eu apresento abaixo.

São máquinas onde você consegue usar o nosso aplicativo operacional, passar cartão de crédio, débito, aceita PIX e lê QR Code.

Essas maquininhas podem dar uma agilidade e praticidade maior ao serviço prestado 

Seguem as POS’s ou PDV’s que aceitam nosso aplicativo:
  1. Gertec
  2. Smartmoderninha
  3. Getnet
  4. Cielo Lio
  5. Stone
  6. Rede 
  7. Sunmi

 

Futuro do valet parking

 

Primeiramente, podemos analisar que a indústria automobilística está cada vez mais avançando por um caminho ecológico e em prol do meio ambiente.

Com o avanço da tecnologia faz com que tudo esteja cada vez mais automatizado, carros elétricos, carros com tecnologia de andar sem precisar de um condutor.

Portanto, cada vez mais vão surgir automações e tecnologias pro setor automotivo, isso inclui os valet parking. 

Existem estacionamentos que são prédios, você coloca o carro em um elevador e ele é guardado por um valet na vaga adequada.

Logo, esse setor tem muita oportunidade, então, cada vez existem mais carros na rua e as pessoas com cada vez menos tempo.

Assim sendo, você pode solucionar isso fazendo elas não perderem tempo procurando vaga e estacionando.

Então, hotéis, restaurantes e bares ao redor do seu valet podem se beneficiar e fazer parcerias com o seu estabelecimento.

Tire suas dúvidas com a nossa equipe!