Gerir um estacionamento ou uma estética automotiva parece simples, mas acabamos não nos atentando a pequenos detalhes.
O mercado automotivo continua aquecido e em crescimento. Em países como o Brasil onde o transporte público é precário, o carro é cada dia mais essencial para o deslocamento nos centros urbanos. Porém, é necessário ter certos cuidados para entrar no mercado e listamos algumas dicas importantes.
Qual a infraestrutura básica para o funcionamento?
A infraestrutura de um negócio automotivo deve ser bem adequada, de modo que todos os seus clientes sintam segurança e bem-estar ao deixarem seu carro.
Quando escolher o terreno para abrir o negócio, é necessário levar em consideração não só o espaço para ocupação dos veículos, mas também o espaço de manobra, uma área de espera, no mínimo um banheiro e um local com mesa para receber e atender os clientes.
Como agregar valor ao serviço?
Para o estacionamento são interessantes os diferenciais como área coberta, água filtrada e local de espera com ar-condicionado.
Para os negócios de estética automotiva, os produtos de qualidade são importantes para manter a qualidade da prestação de serviço. A entrega pontual dos veículos após a limpeza também são pontos fortes levados em consideração pelo cliente.
Funcionários uniformizados e local limpo são primordiais para uma percepção de qualidade pelo cliente.
O que preciso para gerir meu negócio?
Sem dúvida, o estacionamento deve ter um sistema de controle para proporcionar segurança e maior agilidade nas operações. No mercado existem sistemas móveis e de baixo custo e sem fidelidade como o Jump Park, que faz o controle completo da gestão e operação.
Prefira sistema com tecnologia nuvem, assim evitará erro humano quando for fazer relatórios, pois sistemas na nuvem armazenam automaticamente, em ambiente seguro, as informações operacionais e financeiras do negócio.
É obrigatório ter seguro?
Não é obrigatório, mas é recomendado. A responsabilidade de qualquer dano ou roubo é, sempre, do estabelecimento, caso prove ao contrário. Por isso, todo negócio automotivo deve possuir seguros contra roubos ou furto, de acordo com a legislação de cada estado ou município, pois do contrário o veículo não estaria totalmente seguro apenas por estar no seu estacionamento. E os custos de reparação a danos são altos, assim ter um seguro pode sair mais barato.
Uma dica importante é gerar relatórios diários, pois esse processo garante a segurança do estacionamento perante a seguradora, no caso de danos, furtos ou roubos ao veículo de terceiros.
É importante ser transparente na prestação de serviço.
A disposição das informações de forma clara e evidente é importante para prevenir mal entendido com o cliente. Os preços devem estar bem visíveis, número de vagas, se há existência de manobristas, período de tolerância e se possui seguro.
Evidencie o horário de funcionamento do estacionamento e o que ocorre caso o cliente deixe o carro fora do horário de funcionamento.
Em caso de utilização de cartões Qr Code reutilizáveis, aproveite o espaço do cartão para repetir as informações e esclarecer o mais detalhado possível como é a prestação de serviço.
De quem é responsabilidade e quais prevenções contra danos e roubos?
Em caso de roubos de objetos ou danos no veículo, se o estacionamento não provar que não foi ele que lesou o cliente. O estacionamento será responsável pelo roubo ou dano. Para evitar problemas, anote todos os objetos ou avarias do carro logo na entrada.
Normas para o setor de estacionamento
Temos que lembrar às necessidades de atender certas normas que fazem parte da legislação que protege o consumidor e legalizam o serviço prestado pelos estacionamentos. É necessário contratar um profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
1) Junta Comercial;
2) Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
3) Secretaria Estadual de Fazenda;
4) Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
5) Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
6) Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
7) Corpo de Bombeiros Militar.
8) Cumpra suas obrigações e tenha vagas para idosos e deficientes, conforme prevê a legislação.
Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura se a Lei de Zoneamento permite a instalação de estacionamento rotativo vertical no local. O Sebrae poderá ser consultado para orientação.
Tenha um serviço bem estruturado e evite dor de cabeça
Construa seu negócio com uma base segura e evite qualquer surpresa no futuro. Não se esqueça das despesas para a legalização da empresa,do seguro, investir em instalações adequadas, equipamentos e estruturas necessárias.. Com todos esses pontos sendo supridos, o seu negócio não terá dificuldades para crescer!