São 10 dicas muito boas para montar um estacionamento de sucesso e começar o seu negócio com o pé direito.
Todavia, ao montar um estacionamento, é necessário se atentar a pequenos detalhes que fazem toda diferença.
Ainda mais que existem aquelas informações para ter sucesso no seu negócio. Assim sendo, vamos detalhar todas as super dicas de como montar um estacionamento de sucesso.
Onde montar um estacionamento?
Vamos começar pela localização, pois é um fator determinante para o sucesso do empreendimento.
Segundo o presidente do Sindepark, Marcelo Gait, o:
“Estacionamento é um negócio dependente de outras atividades comerciais. Tenha certeza que ele se encontra próximo a locais de grande fluxo de pessoas, como bancos, supermercados, shoppings, terminais de transporte público, aeroportos, faculdades e hospitais.”
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2005,
“a escolha inadequada do local é responsável por 8% do fechamento das empresas antes de completarem 4 anos de funcionamento e especialistas respondem que a escolha certa é responsável por até 25% do sucesso do negócio.”
O Sebrae lista os principais pontos a serem considerados na escolha do local:
- Se o preço do aluguel for muito alto, poderá comprometer a margem de lucro e, às vezes, é necessário estar preparado para negociações.
- A compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado, assim sendo maior renda, maior preço e menor renda, menor preço.
Dicas de locais
Vamos listar alguns estabelecimentos que indicam uma boa localização.
- Hospitais
- Clínicas
- Rodoviária
- Metrô (Últimas Estações)
- Shopping
- Polos gastronômicos
- Aeroporto
- Agências Bancárias
- Instituições de ensino superior( Universidade)
Portanto, o ponto comercial deve estar localizado em ruas de grande fluxo de pessoas e não somente de veículos.
Além disso, tem que levar em consideração a concorrência de estacionamentos, valor do aluguel do terreno e por der aquisição do público.
Mão de Obra
É um fator de extrema importância, pois influência na percepção de qualidade de serviço pelos clientes.
O carisma, conhecimento no manuseio dos sistemas operacionais e disciplina são fatores cruciais para entregar um bom serviço aos clientes.
Bem como a honestidade, por isso analise o histórico antes de contratar.
A quantidade de mão de obra e suas respectivas funções depende do tamanho da operação e da disponibilidade do serviço.
Disponibilidade do serviço
A princípio, vamos listar a quantidade aproximada de funcionários de acordo com a disponibilidade do funcionamento.
Quando atende no horário comercial sem finais de semanas é necessário apenas um operador.
Mas se for horário comercial e finais de semana é necessário, no mínimo, 2 operadores.
E se for, 24 horas em todos os dias da semana, no mínimo, 3 operadores.
Tamanho da operação
Contudo, as novas tecnologias permitem manter um operador até grandes volumes de rotatividade.
Se a operação tiver um tamanho espacial grande com grande volume de veículo, algo em torno de 200 veículos por dia.
Será necessário, no mínimo, dois operadores para manter uma boa qualidade no atendimento.
Ambos operadores podem utilizar as tecnologias móveis de atendimento como PDV para se movimentar onde o fluxo estiver maior.
Porque em horários de picos de entrada, atendem na entrada e, ao contrário, na saída do cliente.
Este texto será longo demais se explicar a quantidade de pessoas de acordo com o tipo de operações, pois existe uma variedade de operações.
Por exemplo, um evento pode exigir mais de 5 pessoas como manobrista e mais 5 caixas para receber os pagamentos. Mas, você pode cobrar na entrada e não ter que ter caixa na saída.
Então, cada caso é um caso, é necessário estudar a operação entender suas necessidades específicas e, ao passo que ela for se modificando, novas estratégias operacionais serão repensadas.
Onde encontrar mão de obra?
Transparência
Certamente, é um tópico muito importante e muito ignorado por quem vai montar um estacionamento.
A transparência é avisar o cliente com bastante ênfase de como é a prestação de serviço.
Avisos gerais
Inclua avisos bem legíveis de horário de funcionamento e sobre a tabela de preço.
Caso, queira deixar mais explícito, exemplifique o valor do serviço ao alcançar algum período de tempo.
Além disso, diga o que acontece se o carro ficar no estacionamento após o horário de atendimento.
Inclua o aviso no ticket de entrada do veículo e no, mínimo, 2 placas espalhadas nos principais acessos como na saída do pedestre e caixa de pagamento.
Nota Fiscal
Outro aviso importante é sobre a emissão de nota fiscal. Assim sendo, crie um outro aviso mostrando a lei que garante e emissão de nota fiscal dentro de um certo prazo.
Apesar de, em geral, os donos são pessimista com os funcionários, treine os para avisar aos clientes sobre todos os detalhes de funcionamento também para reforçar a mensagem.
Parece exagero, mas como diz o ditado: “o combinado não sai caro”. Portanto, para reduzir conflitos é muito importante essa transparência.
Exigências Legais e Específicas para montar um estacionamento
São muitos detalhes burocráticos a serem resolvidos antes de montar um estacionamento. Então, listamos algumas entidades que você terá de fazer consultas.
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra;
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
- Cumpra suas obrigações e tenha vagas para idosos e deficientes, conforme prevê a legislação.
Divulgação
Ao abrir o estacionamento é muito importante divulgar aos estabelecimentos próximos. Ainda mais, quando a divulgação trará clientes de convênios, mensalistas e até rotativos.
Certamente, uma panfletagem é bastante eficiente ao iniciar o empreendimento, mas conversar direto com os donos dos estabelecimentos te traz mais retorno.
Não se esqueça de placas e avisos na entrada do estacionamento.
Também, possuir cartões de visitas é muito recomendado.
Aplicativos de Busca
Entretanto, outros meios de divulgação eficientes são aplicativos de busca.
Existem diversos aplicativos gratuitos para a divulgação dos estacionamentos: Google Maps, Parkopedia e ParkMe.
O Google Maps é um mapa muito popular da Google e, clicando aqui, você pode cadastrar seu estacionamento.
Infra estrutura e mobília inicial para montar um estacionamento
Segue uma lista com itens básicos para a montagem do estacionamento:
- 2 cadeiras para espera
- 1 cadeira para o operador
- Mesa para operador
- Banheiro com pia e privada
- Área coberta para operador e cliente
- Guarda Chuva
- Uma sala fechada de espera
- Ar condicionado
- Wi-fi
- Sofá ou cadeira para no mínimo 3 pessoas
- Bancada de atendimento
- Cadeira para operador
- Banheiro masculino
- Banheiro feminino
- Café de graça
A área de atendimento deverá possuir uma decoração simples, dispondo de balcão de atendimento e estantes para guardar as chaves.
Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural e evite custos desnecessários.
Embora, pareça completo, você deve está se perguntando onde está o computador e impressora para a operação.
Assim sendo, vamos para o próximo tópico sobre equipamentos e sistema de gestão.
Equipamento e sistema de gestão
Anteriormente, quem fosse abrir um estacionamento não pensava duas vezes e comprava logo um computador, impressora térmica matricial, Nobreak e um CD com um software.
Muitos ainda pensam assim, pois a maioria quando visita um estacionamento visualizam os computadores.
Entretanto, são equipamentos com sistemas adquiridos quando só existia essa tecnologia.
Equipamento
Apesar de ainda servir como um equipamento para operar, não é a melhor opção.
Hoje em dia, existem outros tipos de computadores como o smartphone, tablet ou o POS ou PDV. Assim sendo, fizemos um post em nosso blog falando apenas sobre este tipo de equipamento. Clique aqui para saber mais.
Esses equipamentos, além de serem mais baratos possuem diversas vantagens operacionais. Listamos algumas delas:
- Mobilidade no atendimento por se antecipar aos clientes;
- Estabilidade operacional por usar baterias;
- Flexibilidade de internet por aceitar Wi-fi e internet móvel;
- Atualizações de software por utilizar tecnologias de “App Stores”;
- Multi-operadores por permitir a operação em mais dispositivos simultâneos;
- Tecnologia na nuvem o que garante salvamento das informações fora do local;
Em comparação entre smartphone ou tablet e POS ou PDV’s. A fim de melhorar a operação, o PDV é melhor. Ele integra com impressora, computador e máquina de cartão em um só equipamento.
Entretanto, ele não permite uma integração simples com o Whatsapp, pois ainda não é possível baixar Whatsapp no PDV.
Listamos alguns fornecedores de PDV do qual o sistema Jump Park está integrado:
Sistema para estacionamento rotativo
A escolha do sistema influencia na hora de montar um estacionamento de sucesso.
A princípio, você tem que ter a ideia de que seu fornecedor de gestão precisa prestar um serviço, invés de vender um produto.
Então, suporte e atualizações continuas são importantes para adaptar seu negócio as demandas que surgem.
Escolha soluções com contrato contínuo com mensalidades. è mais garantido ter qualidade e segurança na sua operação com fornecedores. Assim, você poderá cobrar correções, atualizações e tirar dúvidas.
Relatórios operacionais e receitas não bastam para gerenciar um negócio.
Contudo, uma visão financeira completa do negócio com relatórios de receita, despesa e lucro são necessários para entender a saúde da empresa e tomar decisões.
Também, prefira sistemas com armazenamento em nuvem para ter controle sem precisar se locomover até o estacionamento. Além disso, evita que você perca informações caso tenha problema no equipamento.
Caso queira conhecer nosso sistema, acesse nossa página e faça um teste de 7 dias grátis.
Serviços adicionais
Sendo bem direto. Se em um espaço você apenas visualiza um estacionamento, é porque sua criatividade está limitada.
Claro que estou exagerando um pouco, porque ter mais de um negócio em um local exige mais esforço.
Porém, quem tá na chuva é pra se molhar e, hoje, é uma estratégia necessária para sobreviver as mudanças do mercado.
Assim sendo, abra uma estética automotiva ou até um simples lava-rápido dentro do estacionamento. Ao mesmo tempo que o ticket médio aumenta, também fideliza os clientes.
Seu cliente pode sentir fome e até sede, então inclua produtos como salgados, refrigerante e, principalmente, acessórios para veículos. Afinal, você tem uma certeza: seu cliente possui um carro para cuidar.
Para montar um estacionamento de sucesso é necessário suprir as demais necessidades do cliente, ainda mais quando você quer que ele volte ao seu estacionamento.
Modelo de Negócio e estratégias para montar um estacionamento de sucesso
Estratégia
Após abrir um estacionamento, você vai ter que ter frieza para recusar algumas ofertas de clientes mensalistas.
Antes que você coloque muitos mensalistas, teste a rotatividade do estacionamento para que tenha maior aproveitamento do espaço.
A margem de um faturamento mensal é sempre menor do que a rotatividade, porque a proposta de uma fatura mensal é garantir uma receita fixa ao estacionamento e, em troca, um desconto para quem usa com frequência o serviço.
Eventualmente, aceite no início, caso você tenha bastante espaço. Porém, sinta o espaço e a rotatividade antes de dizer “sim” para os clientes mensalistas ainda mais que pode ser difícil se desfazer dos contratos mais tarde.
Comece com o serviço de lava-rápido, pois nos primeiros meses a rotatividade de estacionamento será baixa. Logo, é importante manter a receita maior possível.
Modelo de negócio
Rotativo
A cobrança por hora, ou fração, é muito comum nos estacionamentos. Primeiramente, você precisa conhecer o período médio de estádia dos clientes para chegar a um valor que otimize sua receita.
Clientes com faturas fixas
São os famosos mensalistas, porém não se limite ao mensal.
Forneça planos semanais ou Quinzenais de acordo com a necessidade do cliente.
Eventualmente, os mensalistas servem para ocupar as vagas ociosas quase nunca preenchidas pelos rotativos.
Convênio com desconto com estabelecimentos
Muito comum quando se tem bastante concorrência e algum estabelecimento perto.
Este modelo de negócio é uma forma de fidelizar e envolve dar um desconto, caso aquele cliente use o serviço do estabelecimento que firmou a parceria.
Convênio pós-pago com estabelecimento
Este modelo de negócio é muito comum quando se tem bastante estabelecimento e o dono de algum estabelecimentos quer arcar com o custo dos clientes com estacionamento.
Convênio pós-pago com empresas
Este modelo de negócio oferece a facilidade de um pagamento único após o uso dos funcionários ou de qualquer veículo que a empresa deseja pagar após o uso.
Essa modalidade é muito usada em empresas de frota de caminhões ou qualquer outra empresa próxima
Se mantenha informado
O mercado de estacionamento está em constante mudança e informação, assim sendo importante se atualizar sobre os eventos e das novidades.
Confira algumas boas fontes de informação:
- Sindepark: Sindicato dos estacionamentos.
- Exporparking: Maior feira de exposição de estacionamento do Brasil. Todo ano tem um evento com as maiores novidades do setor.
- Sebrae: Tudo para a regularização e gestão de negócios.
- Associação Brasileira de estacionamentos – AbraPark
- Blog Jump Park
São 10 dicas muito boas para montar um estacionamento de sucesso e começar o seu negócio com o pé direito.
Todavia, ao montar um estacionamento, é necessário se atentar a pequenos detalhes que fazem toda diferença.
Ainda mais que existem aquelas informações para ter sucesso no seu negócio. Assim sendo, vamos detalhar todas as super dicas de como montar um estacionamento de sucesso.
Onde montar um estacionamento?
Vamos começar pela localização, pois é um fator determinante para o sucesso do empreendimento.
Segundo o presidente do Sindepark, Marcelo Gait, o:
“Estacionamento é um negócio dependente de outras atividades comerciais. Tenha certeza que ele se encontra próximo a locais de grande fluxo de pessoas, como bancos, supermercados, shoppings, terminais de transporte público, aeroportos, faculdades e hospitais.”
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2005,
“a escolha inadequada do local é responsável por 8% do fechamento das empresas antes de completarem 4 anos de funcionamento e especialistas respondem que a escolha certa é responsável por até 25% do sucesso do negócio.”
O Sebrae lista os principais pontos a serem considerados na escolha do local:
- Se o preço do aluguel for muito alto, poderá comprometer a margem de lucro e, às vezes, é necessário estar preparado para negociações.
- A compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado, assim sendo maior renda, maior preço e menor renda, menor preço.
Dicas de locais
Vamos listar alguns estabelecimentos que indicam uma boa localização.
- Hospitais
- Clínicas
- Rodoviária
- Metrô (Últimas Estações)
- Shopping
- Polos gastronômicos
- Aeroporto
- Agências Bancárias
- Instituições de ensino superior( Universidade)
Portanto, o ponto comercial deve estar localizado em ruas de grande fluxo de pessoas e não somente de veículos.
Além disso, tem que levar em consideração a concorrência de estacionamentos, valor do aluguel do terreno e por der aquisição do público.
Mão de Obra
É um fator de extrema importância, pois influência na percepção de qualidade de serviço pelos clientes.
O carisma, conhecimento no manuseio dos sistemas operacionais e disciplina são fatores cruciais para entregar um bom serviço aos clientes.
Bem como a honestidade, por isso analise o histórico antes de contratar.
A quantidade de mão de obra e suas respectivas funções depende do tamanho da operação e da disponibilidade do serviço.
Disponibilidade do serviço
A princípio, vamos listar a quantidade aproximada de funcionários de acordo com a disponibilidade do funcionamento.
Quando atende no horário comercial sem finais de semanas é necessário apenas um operador.
Mas se for horário comercial e finais de semana é necessário, no mínimo, 2 operadores.
E se for, 24 horas em todos os dias da semana, no mínimo, 3 operadores.
Tamanho da operação
Contudo, as novas tecnologias permitem manter um operador até grandes volumes de rotatividade.
Se a operação tiver um tamanho espacial grande com grande volume de veículo, algo em torno de 200 veículos por dia.
Será necessário, no mínimo, dois operadores para manter uma boa qualidade no atendimento.
Ambos operadores podem utilizar as tecnologias móveis de atendimento como PDV para se movimentar onde o fluxo estiver maior.
Porque em horários de picos de entrada, atendem na entrada e, ao contrário, na saída do cliente.
Este texto será longo demais se explicar a quantidade de pessoas de acordo com o tipo de operações, pois existe uma variedade de operações.
Por exemplo, um evento pode exigir mais de 5 pessoas como manobrista e mais 5 caixas para receber os pagamentos. Mas, você pode cobrar na entrada e não ter que ter caixa na saída.
Então, cada caso é um caso, é necessário estudar a operação entender suas necessidades específicas e, ao passo que ela for se modificando, novas estratégias operacionais serão repensadas.
Onde encontrar mão de obra?
Transparência
Certamente, é um tópico muito importante e muito ignorado por quem vai montar um estacionamento. A transparência é avisar o cliente com bastante ênfase de como é a prestação de serviço.Avisos gerais
Inclua avisos bem legíveis de horário de funcionamento e sobre a tabela de preço. Caso, queira deixar mais explícito, exemplifique o valor do serviço ao alcançar algum período de tempo. Além disso, diga o que acontece se o carro ficar no estacionamento após o horário de atendimento. Inclua o aviso no ticket de entrada do veículo e no, mínimo, 2 placas espalhadas nos principais acessos como na saída do pedestre e caixa de pagamento.Nota Fiscal
Outro aviso importante é sobre a emissão de nota fiscal. Assim sendo, crie um outro aviso mostrando a lei que garante e emissão de nota fiscal dentro de um certo prazo. Apesar de, em geral, os donos são pessimista com os funcionários, treine os para avisar aos clientes sobre todos os detalhes de funcionamento também para reforçar a mensagem. Parece exagero, mas como diz o ditado: “o combinado não sai caro”. Portanto, para reduzir conflitos é muito importante essa transparência.Exigências Legais e Específicas para montar um estacionamento
São muitos detalhes burocráticos a serem resolvidos antes de montar um estacionamento. Então, listamos algumas entidades que você terá de fazer consultas.
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra;
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
- Cumpra suas obrigações e tenha vagas para idosos e deficientes, conforme prevê a legislação.
Divulgação
Ao abrir o estacionamento é muito importante divulgar aos estabelecimentos próximos. Ainda mais, quando a divulgação trará clientes de convênios, mensalistas e até rotativos.
Certamente, uma panfletagem é bastante eficiente ao iniciar o empreendimento, mas conversar direto com os donos dos estabelecimentos te traz mais retorno.
Não se esqueça de placas e avisos na entrada do estacionamento.
Também, possuir cartões de visitas é muito recomendado.
Aplicativos de Busca
Entretanto, outros meios de divulgação eficientes são aplicativos de busca.
Existem diversos aplicativos gratuitos para a divulgação dos estacionamentos: Google Maps, Parkopedia e ParkMe
O Google Maps é um mapa muito popular da Google e, clicando aqui, você pode cadastrar seu estacionamento.
Infra estrutura e mobília inicial para montar um estacionamento
Segue uma lista com itens básicos para a montagem do estacionamento:
- 2 cadeiras para espera
- 1 cadeira para o operador
- Mesa para operador
- Banheiro com pia e privada
- Área coberta para operador e cliente
- Guarda Chuva
- Uma sala fechada de espera
- Ar condicionado
- Wi-fi
- Sofá ou cadeira para no mínimo 3 pessoas
- Bancada de atendimento
- Cadeira para operador
- Banheiro masculino
- Banheiro feminino
- Café de graça
A área de atendimento deverá possuir uma decoração simples, dispondo de balcão de atendimento e estantes para guardar as chaves.
Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural e evite custos desnecessários.
Embora, pareça completo, você deve está se perguntando onde está o computador e impressora para a operação.
Assim sendo, vamos para o próximo tópico sobre equipamentos e sistema de gestão.
Equipamento e sistema de gestão
Anteriormente, quem fosse abrir um estacionamento não pensava duas vezes e comprava logo um computador, impressora térmica matricial, Nobreak e um CD com um software.
Muitos ainda pensam assim, pois a maioria quando visita um estacionamento visualizam os computadores.
Entretanto, são equipamentos com sistemas adquiridos quando só existia essa tecnologia.
Equipamento
Apesar de ainda servir como um equipamento para operar, não é a melhor opção.
Hoje em dia, existem outros tipos de computadores como o smartphone, tablet ou o POS ou PDV. Assim sendo, fizemos um post em nosso blog falando apenas sobre este tipo de equipamento. Clique aqui para saber mais.
Esses equipamentos, além de serem mais baratos possuem diversas vantagens operacionais. Listamos algumas delas:
- Mobilidade no atendimento por se antecipar aos clientes;
- Estabilidade operacional por usar baterias;
- Flexibilidade de internet por aceitar Wi-fi e internet móvel;
- Atualizações de software por utilizar tecnologias de “App Stores”;
- Multi-operadores por permitir a operação em mais dispositivos simultâneos;
- Tecnologia na nuvem o que garante salvamento das informações fora do local;
Em comparação entre smartphone ou tablet e POS ou PDV’s. A fim de melhorar a operação, o PDV é melhor. Ele integra com impressora, computador e máquina de cartão em um só equipamento.
Entretanto, ele não permite uma integração simples com o Whatsapp, pois ainda não é possível baixar Whatsapp no PDV.
Listamos alguns fornecedores de PDV do qual o sistema Jump Park está integrado:
Sistema para estacionamento rotativo
A escolha do sistema influencia na hora de montar um estacionamento de sucesso.
A princípio, você tem que ter a ideia de que seu fornecedor de gestão precisa prestar um serviço, invés de vender um produto.
Então, suporte e atualizações continuas são importantes para adaptar seu negócio as demandas que surgem.
Escolha soluções com contrato contínuo com mensalidades. è mais garantido ter qualidade e segurança na sua operação com fornecedores. Assim, você poderá cobrar correções, atualizações e tirar dúvidas.
Relatórios operacionais e receitas não bastam para gerenciar um negócio.
Contudo, uma visão financeira completa do negócio com relatórios de receita, despesa e lucro são necessários para entender a saúde da empresa e tomar decisões.
Também, prefira sistemas com armazenamento em nuvem para ter controle sem precisar se locomover até o estacionamento. Além disso, evita que você perca informações caso tenha problema no equipamento.
Caso queira conhecer nosso sistema, acesse nossa página e faça um teste de 30 dias grátis.
Serviços adicionais
Sendo bem direto. Se em um espaço você apenas visualiza um estacionamento, é porque sua criatividade está limitada.
Claro que estou exagerando um pouco, porque ter mais de um negócio em um local exige mais esforço.
Porém, quem tá na chuva é pra se molhar e, hoje, é uma estratégia necessária para sobreviver as mudanças do mercado.
Assim sendo, abra uma estética automotiva ou até um simples lava-rápido dentro do estacionamento. Ao mesmo tempo que o ticket médio aumenta, também fideliza os clientes.
Seu cliente pode sentir fome e até sede, então inclua produtos como salgados, refrigerante e, principalmente, acessórios para veículos. Afinal, você tem uma certeza: seu cliente possui um carro para cuidar.
Para montar um estacionamento de sucesso é necessário suprir as demais necessidades do cliente, ainda mais quando você quer que ele volte ao seu estacionamento.
Modelo de Negócio e estratégias para montar um estacionamento de sucesso
Estratégia
Após abrir um estacionamento, você vai ter que ter frieza para recusar algumas ofertas de clientes mensalistas.
Antes que você coloque muitos mensalistas, teste a rotatividade do estacionamento para que tenha maior aproveitamento do espaço.
A margem de um faturamento mensal é sempre menor do que a rotatividade, porque a proposta de uma fatura mensal é garantir uma receita fixa ao estacionamento e, em troca, um desconto para quem usa com frequência o serviço.
Eventualmente, aceite no início, caso você tenha bastante espaço. Porém, sinta o espaço e a rotatividade antes de dizer “sim” para os clientes mensalistas ainda mais que pode ser difícil se desfazer dos contratos mais tarde.
Comece com o serviço de lava-rápido, pois nos primeiros meses a rotatividade de estacionamento será baixa. Logo, é importante manter a receita maior possível.
Modelo de negócio
Rotativo
A cobrança por hora, ou fração, é muito comum nos estacionamentos. Primeiramente, você precisa conhecer o período médio de estádia dos clientes para chegar a um valor que otimize sua receita.
Clientes com faturas fixas
São os famosos mensalistas, porém não se limite ao mensal.
Forneça planos semanais ou Quinzenais de acordo com a necessidade do cliente.
Eventualmente, os mensalistas servem para ocupar as vagas ociosas quase nunca preenchidas pelos rotativos.
Convênio com desconto com estabelecimentos
Muito comum quando se tem bastante concorrência e algum estabelecimento perto.
Este modelo de negócio é uma forma de fidelizar e envolve dar um desconto, caso aquele cliente use o serviço do estabelecimento que firmou a parceria.
Convênio pós-pago com estabelecimento
Este modelo de negócio é muito comum quando se tem bastante estabelecimento e o dono de algum estabelecimentos quer arcar com o custo dos clientes com estacionamento.
Convênio pós-pago com empresas
Este modelo de negócio oferece a facilidade de um pagamento único após o uso dos funcionários ou de qualquer veículo que a empresa deseja pagar após o uso.
Essa modalidade é muito usada em empresas de frota de caminhões ou qualquer outra empresa próxima
Se mantenha informado
O mercado de estacionamento está em constante mudança e informação, assim sendo importante se atualizar sobre os eventos e das novidades.
Confira algumas boas fontes de informação:
- Sindepark: Sindicato dos estacionamentos.
- Exporparking: Maior feira de exposição de estacionamento do Brasil. Todo ano tem um evento com as maiores novidades do setor.
- Sebrae: Tudo para a regularização e gestão de negócios.
- Associação Brasileira de estacionamentos – AbraPark
- Blog Jump Park