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Tudo sobre controle de estacionamento

Quais são as formas de fazer o controle do seu estacionamento rotativo?

Afim de trazer informações importantes sobre controle operacional de estacionamento, escrevemos esse texto com as principais informações e com as melhores tendências para o mercado.

Pois o sucesso do seu negócio passa por um bom controle operacional e também envolve diversas etapas.

Como por exemplo estudo de mercado, investimento inicial, treinamento de equipe, entre tantas outras que você já sabe. 

Voltando ao controle operacional, além de ser um ponto fundamental para alcançar seus objetivos, é um diferencial para você que já possui um estacionamento ou para você que está querendo abrir um negócio.

Uma gestão bem feita evita dores de cabeça, afinal de contas existem tecnologias que dão mobilidade, segurança e velocidade à sua operação.

Portanto, se quiser melhorar o seu negócio ou começar da forma certa, não deixe de ler esse texto até o final.

E se ainda não sabe ou quiser saber ainda mais, não deixe de conferir nosso texto com 10 super dicas de como montar um estacionamento.

Formas de fazer o controle de estacionamento 

A grande pergunta que você deve estar fazendo é: 

Qual a melhor forma de fazer o controle operacional do meu estacionamento de forma simples e eficiente?

A reposta não é uma só e por isso vamos detalhar as 6 principais formas de controlar o seu estacionamento, são elas:

01. Computador;

02. Papel e caneta;

03. Smartphone (aplicativo);

04. PDV ou POS;

05. Excel;

06. Totem/Cancela

 

Computador

Fazer a gestão do seu estacionamento pelo computador pode até ter suas vantagens.

Mas quando vemos as tendencias de tecnologia no ano de 2021 o cenário é outro. 

Porque a falta de mobilidade no atendimento, o alto custo dos equipamentos e a dependência de energia e internet, fazem essa forma de controle um tanto quanto ultrapassada.

Papel e caneta

Estamos em um mundo mais tecnológico do que nunca e já passou da hora de largar o papel e caneta. 

Além de antiquado, fazendo o controle de forma manual erros são muito mais comuns e se perde tempo precioso passando as informações do papel para um computador.

Outra questão é a chance de ter algum tipo de problema na hora de cobrar o cliente, pois quando o horário é anotado no papel fica mais fácil para ele dizer que no relógio dele o horário estava diferente e por isso deve pagar menos. 

Excel

As planilhas no Excel para serem bem feitas, demandam um conhecimento técnico. Além disso, existe o trabalho manual de passar as informações  no entanto quando usadas para controle operacional, como complemento para quem usa computador ou papel, deixam a desejar. 

 

Além disso, o software Excel não cria relatórios suficientes, quando comparado aos POS disponíveis no mercado atualmente.

 

POS ou PDV

Essas máquinas para controle de estacionamento são conhecidas como a famosa 3 em 1: mini impressora térmica portátil, sistema de controle e máquina de cartão.

 

Esses equipamentos substituem facilmente um computador, tem o custo reduzido, agilizam o seu atendimento e agregam estabilidade e segurança operacional para o seu estacionamento.

Por isso os POS estão tão em alta, para conferir nosso texto específico com as melhores 7 máquinas POS disponíveis no mercado, clique aqui. 

Smartphone (aplicativo)

Essa é uma forma bem barata de fazer o controle do seu estacionamento ao mesmo tempo que bem simples de operar. 

Basta baixar um aplicativo de sistema de gestão e integrar seu celular em uma impressora térmica bluetooth. 

Totem + cancela

Esse tipo equipamento é muito comum em shoppings e a não ser que você tenha um grande fluxo de entrada e saída, essa forma de controle não compensa. 

O valor de investimento para um modelo simples é entorno de R$ 30.000,00

Quais são os tipos de cliente de estacionamento?

Antes de mais nada, os clientes de estacionamento podem ser rotativos, mensalistas, conveniados ou conveniados pós pago.

A forma como você decide operar seu estacionamento pode facilitar muito seu trabalho com diferentes tipos de clientes. 

Já que algumas formas te permitem configurações importantes de cadastros e cobranças.

Rotativos

Esses clientes ocupam as vagas em horários e dias aleatórios, por isso são cobrados de acordo com um tabela de valor por determinado tempo.

Por isso, para esse tipo de operação é preciso ter o controle de acordo com a tabela por hora, por minuto, fracionado, diária e pernoite.

Mensalistas

As vagas reservadas para mensalistas ficam disponíveis de acordo com o combinado entre vocês, mas o valor da fatura é referente a um mês de uso. 
 

Caso o cliente descumpra o combinado ele será cobrando como rotativo, pois saiu do horário pré estabelecido.

Confira aqui nosso vídeo sobre como cadastrar um mensalista no sistema Jump Park.

 

Conveniados

Nesse caso o estacionamento é conveniado com uma empresa parceira, para que os veículos estacionem no seu espaço para ir à loja. 

 

Na entrada o veículo é cadastrado como rotativo, mas na hora de pagar, o ticket vem carimbado pelo conveniado, nessa hora o operador deve mudar a operação de rotativo para convenio.

 

Conveniados pós-pago

Os clientes que estacionam ficam na conta da empresa conveniada, ou seja, essa empresa paga pelo saldo acumulado e a tabela de cobrança pode ser tanto de rotativo quanto conveniado.
 

Portanto, a entrada de dinheiro não se dá quando o veículo sai do pátio, mas sim quando a empresa pagar. 

 

Envio de comprovantes no controle de estacionamento

Durante uma operação de estacionamento, o envio de comprovantes é importante para um melhor controle operacional e relacionamento com os clientes.

Confira abaixo as principais formas de envio de comprovantes de pagamento e entrada do veículo.

Recibos via Whatsapp

Tanto o comprovante de entrada/saída quanto o comprovante de pagamento podem ser enviados direto para o celular do cliente.

O processo é muito simples, basta cadastrar o número do Whatsapp junto com o cliente e pronto. 

Aliás temos um vídeo completo sobre o envio de recibos via Whatsapp, clique aqui para saber mais.

Além de gerar um comprovante que não se perde e tem um baixo custo, agrega valor ao seu negócio, pois não gera resíduos para o meio ambiente.

Recibos via Email

Hoje em dia muitas pessoas optam por não compartilhar o número de telefone, nesse caso existe a opção de envio do recibo por email.
 
 
Além disso, clientes que estão à serviço de uma empresa muitas vezes precisam prestar contas e optam pelo envio de recibo para o email do trabalho.
 

Recibos Impressos

Essa é a forma mais convencional de gerar recibo no seu estacionamento, são aqueles papeizinhos.
 
Existem clientes que em alguns casos exigem esse tipo de comprovante, mas na maioria das vezes ao saber da possibilidade de envio por Whatsapp ou email escolhem um dos meio digitais.

Novas oportunidades para o seu estacionamento

O mercado de estacionamentos está cada vez maior e os desafios também e sabemos que não existe uma fórmula pronta para o sucesso. 

Lava-Rápido

Imagine poder oferecer 2 serviços em um único lugar? 

Pois é, se analisarmos o mercado como um todo, podemos destacar a inclusão de serviços de estética automotiva como uma tendência para atrair ainda mais clientes para estacionamentos.

Com o sistema Jump Park incluir operação de lava-rápido é super simples, nosso aplicativo foi pensado para que você possa diversificar os seus serviços e alavancar o seu negócio.

Para saber mais, clique aqui e confira nosso vídeo no YouTube sobre estética automotiva.

 

Resumo

Portanto seja qual for o cliente que estacionar é importante ter um bom sistema, que seja capaz de atender a diversidade de controle operacional no seu estacionamento.

 

Além disso, com o sistema Jump Park, você consegue fazer checklist de avarias, enviar recibo por Whatsapp, controlar o fluxo de caixa, se integrar ao Sem Parar e muitas outras funcionalidades.

 

Para saber mais sobre nosso sistema e funcionalidades, clique aqui e confira nosso canal no YouTube.

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