Tudo sobre operador de estacionamento.

Adicione o texto do seu título aqui

Dentre os principais fatores para abrir um estacionamento, ou qualquer outra empresa, é crucial saber quem e como contratar os responsáveis para trabalhar em conjunto.

Nesse texto, iremos falar sobre o operador de estacionamento e suas funções dentro do local de trabalho e também sobre a diferença entre “operador funcionário” e “operador empresa” além das vantagens e desvantagens em contratar uma empresa para fazer a gestão do seu negócio.

Manobrista

A função do manobrista é basicamente manobrar os carros dos clientes nas vagas. Por isso, é fundamental saber dirigir carro automático e manual, além de uma boa noção de baliza, para evitar qualquer tipo de avaria nos veículos na hora de estaciona-los. 

O profissional nessa área tem como média salarial 1.400,00. reais, sendo pré requisito ter o ensino fundamental completo.

Existem diversos cursos para manobristas, os principais pontos ensinados são dicas para manobrar e diferença entre veículos manuais e automáticos. Confira cursos no senai.

Operador de caixa

O operador de caixa faz o controle financeiro (fluxo de dinheiro que entra), ou seja, recebimento de valores, abertura e fechamento de caixa e emissão de notas fiscais. Atendimento ao público também é uma função, como por exemplo explicar os benefícios do cliente se tornar mensalista. Agilidade, raciocínio lógico, atenção com a atividade são fundamentais para ter sucesso no trabalho. 

Escolhendo a profissão de operador de caixa, a média salarial é de 1.500,00 reais e ter o ensino médio completo.

Os cursos nessa área são recomendados e direcionam o profissional para um maior desenvolvimento e para mais oportunidades no mercado de trabalho.

Gerente do estacionamento

O encarregado pela administração do estacionamento organiza o espaço no geral, através do controle de acesso de veículos, orientação de clientes e manobristas e prestando informações relacionadas a preços e horários de funcionamento. 

Nessa função administrativa temos a média salarial em 1.900,00 reais e obrigatoriedade do ensino médio completo.

Em todas as funções é necessário inteligência emocional pra lidar com a diversidade de humores e problemas com os clientes. Além de conhecimento com o manuseio básico de ferramentas como computador e smartphones.

Leis trabalhistas

Em relação às leis trabalhistas para os funcionários do estacionamento, algumas das principais questões são o trabalho aos domingos, hora extra e o acúmulo de funções. Por isso, confira a seguir os direitos dos funcionários nesses casos.

Quando trabalhar aos domingos, o empregado tem direito a um descanso de 24 horas consecutivas. Já na hora extra, o valor da remuneração deve ser de pelo menos 50% superior à hora normal. No acúmulo de funções, deve ser garantido um acúmulo salarial proporcional. Portanto, as leis trabalhistas devem ser sempre cumpridas para evitar qualquer tipo de problema na relação empresa x empregador.

Pesquisamos um vídeo bem interessante que mostra uma conversa entre um operador e um gerente de estacionamento. Confira!

 

Escolher uma empresa ou um funcionário?

Se você estiver achando todas essas informações complicadas. É possível terceirizar a operação de estacionamento.

Um operador de estacionamento é um funcionário que realiza tarefas específicas no que diz respeito ao funcionamento diário de um estacionamento. Já uma operadora de estacionamento, é uma empresa contratada para administrar o local, sendo responsável pela gestão do espaço em todas as áreas.   

Vantagens em contratar uma empresa como operadora do seu estacionamento

Se o seu negócio não é estacionamento, você pode terceirizar a operação e principalmente suas responsabilidade trabalhistas, avarias e todos os problemas envolvendo a operação.

A escolha da empresa para operar o seu estacionamento deve ser feita de forma atenta e segura. Pois ao deixar a administração e o gerenciamento do seu negócio nas mãos de uma empresa de qualidade, você garante soluções inteligentes para o seu negócio, além de uma padronização dos processos e garantia de alta qualidade no atendimento.

São benefícios que fazem a diferença na hora do cliente escolher o seu serviço, a profissionalização dos serviços de estacionamento/valet tornou qualidade e eficiência nos serviços itens básicos para o sucesso de seu negócio.

Confira algumas de empresas para gerir seu estacionamento ou valet: ValetParking, LondonPark e InteligentePark.

Ao fechar um contrato, todas as engrenagens necessárias para fazer um estacionamento funcionar são fornecidas pela empresa, inclusive sistemas de gestão.

Desvantagens em contratar uma empresa como operadora do seu estacionamento

Sem um bom contrato e um cálculo bem feito, você pode se arrepender.

Muitos percebem o erro de fechar muitos anos de contrato, pois depois entendem o quanto podiam ganhar de dinheiro com aquela operação.

Só vale a pena terceirizar se realmente sua renda principal não é o estacionamento, pois a terceirização pega grande fatia da operação porque todos os custos da operação é de responsabilidade dela.