
INTRODUÇÃO AO MERCADO
Segundo o Conselho Nacional de Transito, o estacionamento é:
“…é parte da via sinalizada para o estacionamento de veículos, gratuito ou pago, regulamentado para um período determinado pelo órgão ou entidade com circunscrição da vida.”
No nosso caso, é especificamente um espaço reservado para vagas com um preço tabelado pelo proprietário. O valor pode ser cobrado por hora, por dia ou por mês.
Além disso, de acordo com o Sebrae, em São Paulo nascem mais carros (800 por dia) do que bebês (500 por dia).
Essa informação diz muito sobre o trânsito caótico, o que degrada a qualidade de vida da população.
Entretanto, a boa notícia é que, quando aliados a políticas e ações para melhoria da mobilidade urbana, sendo assim capazes de promover uma maior aproveitamento na organização do espaço.
O mercado de estacionamento tem volumes altos de faturamento. Segundo o Estadão, em 2019, este mercado movimentou R$15 bilhões no Brasil.
Verdade ou mito?
O mercado de estacionamento tem um mito que é fácil ganhar dinheiro.
Entretanto, para ser “fácil”, escolhas certas precisam ser feitas. Além de paciência, pois como qualquer negócio demora um tempo para amadurecer.
Principalmente, quando as escolhas envolvem: Mão de obra, Sistema de gestão e Localização.
Entretanto, não se pode generalizar, levando em conta que o Brasil possui uma desigualdade social e regional alta, o que varia bastante o faturamento por estacionamento.
Assim sendo, existem estacionamentos que o ticket médio é R$3,00 como em cidades do interior e até R$30,00 como nos grandes centros.
Mas vale apena abrir um estacionamento?
Infelizmente, a resposta é depende.
Entretanto, desde 2013, quando iniciou a crise financeira no Brasil, muitos terrenos ficaram sem investimentos de obra e em desuso.
Assim mais opções de lugares para abrir um estacionamento surgiram.
Ao mesmo tempo que para abrir um estacionamento é, relativamente, um negócio sem altos custos de investimento.
Porém, reforço que o valor investido, geralmente, influencia na prestação de serviço no caso de estacionamentos.
Quando encontra uma localização com bastante comércio, certamente é uma boa oportunidade para abrir um estacionamento.
Ainda mais, se o próprio dono for operar, o que reduz os custos com mão de obra.
Mas claro, estamos levando em consideração que a pessoa não tenha outro negócio.
Burocracia
Vamos apresentar as principais etapas que você vai encarar na hora de abrir seu estacionamento.
Documentos necessários
- CNPJ
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do contrato de locação ou compra e venda;
- Alvará de funcionamento;
- Consultar seu contador para outros documentos específicos para sua cidade.
Além disso, temos que lembrar às necessidades de atender certas normas que fazem parte da legislação que protege o consumidor e legalizam o serviço prestado pelos estacionamentos.
Principalmente, contratando um profissional especializado para legalizar a empresa nos seguintes órgãos.
Acesse o site do Sebrae para mais informações do checklist, clicando aqui.
Custos para abrir e manter o estacionamento
Os custos podem ser resumidos como os gastos na produção e funcionamento do dia-dia do seu estacionamento.
Afinal, os principais pontos onde você vai gastar dinheiro são aluguel, água, luz, salários e outros gastos do processo de produção ou serviço.
Além disso, calcular e pensar seus gastos iniciais também pode resultar na necessidade de um capital de giro menor, o que facilita sua vida como empreendedor.
No site do SEBRAE, achamos uma tabela muito interessante para se ter um ideia melhor sobre esse tema tão fundamental.
Sendo assim, o Sebrae listou alguns itens de despesa de um estacionamento de pequeno porte com 2 funcionários:
Custos Fixos
- Salários, encargos: R$ 3.500,00
- Água, Luz, telefone e acesso à internet: R$ 450,00
- Impostos 6% da Receita: R$ 900,00
- Contador: R$ 950,00
- Higiene, manutenção: R$ 300,00
- Aluguel/segurança: R$ 2.500,00
- Sistema de gestão: R$100,00
- Total: R$ 8.650,00
Administração e funcionários
A administração do seu estacionamento pode ser feita por você mesmo, algum funcionário ou existe a possibilidade de contratar uma empresa para gerir o seu negócio.
No quesito tempo pessoal investido no seu negócio, certamente as duas primeiras possibilidades vão demandar muito mais dedicação da sua parte.
Além disso, mais gastos mensais com funcionários, e principalmente, responsabilidades trabalhistas, avarias e todos os problemas envolvendo a operação.
Terceirização da administração
Ao escolher terceirizar seu negócio, você delega diversas funções e garante soluções inteligentes para o seu negócio.
Ainda mais, garante uma padronização dos processos e garantia de alta qualidade no atendimento, passando menos tempo em função do seu trabalho.
No entanto, essa escolha deve ser feita de forma segura, para garantir o sucesso da parceria, pois pode haver redução de lucro no caso de terceirização.
Surpreendentemente, nós, da Jump Park, escrevemos um texto completo sobre como administrar a operação de estacionamento. Confira aqui!
Estrutura e equipamentos
Ao abrir um estacionamento, anteriormente, podíamos dizer que você ia precisar no local de um escritório com computadores com impressoras para emitir notas fiscais e para alimentar planilhas.
Assim como outro computador com impressora matricial e uma pistola de leitor de código de barra para dar entrada e saída nos veículos.
Portanto, atualmente, as tecnologias nos permitem ter menos equipamentos.
Por exemplo, não é necessário um escritório local se você pode gerenciar a distância com sistemas na nuvem.
Confira as vantagens em nosso outro texto, clicando aqui.
Então os itens mínimos para abrir um estacionamento e iniciar o atendimento dos clientes são:
- Equipamento PDV com chip de internet;
- Mesa;
- Cadeira para operador;
- Câmera para visualizar a distância;
- Internet Wi-Fi;
- Sinalizador sonoro de saída de veículo
E não precisa de um computador com nobreak, etc, se você pode gerenciar tudo com um PDV como o da Cielo Lio.
Mais informações sobre PDV ou POS, clique aqui.
- Banheiro com privada e pia;
- Geladeira para venda de refrigerantes e água;
- No mínimo 02 cadeiras para os clientes;
- Alguma área coberta
BÔNUS: 3 Dicas para abrir um estacionamento
Planejamento
Certamente estudar a localização pode te render uma empreitada de sucesso.
Entretanto, não pensar no longo prazo e errar na mão de obra e no sistema de gestão podem tornar seu crescimento medíocre.
Sistemas de gestão em PDV
Ao abrir um estacionamento, você precisa ter menos custos e, inegavelmente, o POS ou PDV(Ponto de venda) móvel é a melhor escolha.
A diferença de custo inicial pode girar em torno de 70% e os sistemas de gestão de estacionamento são mais modernos do que aqueles desenvolvidos no computador.
Além da redução de custo, a mobilidade no atendimento garantem melhor prestação de qualidade.
Desta forma, estacionamentos que aderiram essas inovações otimizaram processos e geraram resultados reais, construindo verdadeiros diferenciais de mercado.
Transparência
A disposição das informações de forma clara e evidente é importante para prevenir mal entendido com o cliente.
Os preços devem estar bem visíveis, número de vagas, se há existência de manobristas, período de tolerância e se possui seguro.
Evidencie o horário de funcionamento do estacionamento, ainda mais quando, eventualmente esquecem o veículo fora do horário de fechamento e ficam irritados.
Sendo assim, influencia diretamente na percepção de qualidade de prestação de serviço.
Em caso de utilização de cartões Qr Code reutilizáveis, aproveite o espaço do cartão para repetir as informações e esclarecer o mais detalhado possível como é a prestação de serviço.
INTRODUÇÃO AO MERCADO DE ESTACIONAMENTO
Segundo o Conselho Nacional de Transito, o estacionamento é:
“…é parte da via sinalizada para o estacionamento de veículos, gratuito ou pago, regulamentado para um período determinado pelo órgão ou entidade com circunscrição da vida.”
No nosso caso, é especificamente um espaço reservado para vagas com um preço tabelado pelo proprietário. O valor pode ser cobrado por hora, por dia ou por mês.
Além disso, de acordo com o Sebrae, em São Paulo nascem mais carros (800 por dia) do que bebês (500 por dia).
Essa informação diz muito sobre o trânsito caótico, o que degrada a qualidade de vida da população.
Entretanto, a boa notícia é que, quando aliados a políticas e ações para melhoria da mobilidade urbana, sendo assim capazes de promover uma maior aproveitamento na organização do espaço.
O mercado de estacionamento tem volumes altos de faturamento. Segundo o Estadão, em 2019, este mercado movimentou R$15 bilhões no Brasil.
Verdade ou mito?
O mercado de estacionamento tem um mito que é fácil ganhar dinheiro.
Entretanto, para ser “fácil”, escolhas certas precisam ser feitas. Além de paciência, pois como qualquer negócio demora um tempo para amadurecer.
Principalmente, quando as escolhas envolvem: Mão de obra, Sistema de gestão e Localização.
Entretanto, não se pode generalizar, levando em conta que o Brasil possui uma desigualdade social e regional alta, o que varia bastante o faturamento por estacionamento.
Assim sendo, existem estacionamentos que o ticket médio é R$3,00 como em cidades do interior e até R$30,00 como nos grandes centros.
Mas vale apena abrir um estacionamento?
Infelizmente, a resposta é depende.
Entretanto, desde 2013, quando iniciou a crise financeira no Brasil, muitos terrenos ficaram sem investimentos de obra e em desuso.
Assim mais opções de lugares para abrir um estacionamento surgiram.
Ao mesmo tempo que para abrir um estacionamento é, relativamente, um negócio sem altos custos de investimento.
Porém, reforço que o valor investido, geralmente, influencia na prestação de serviço no caso de estacionamentos.
Quando encontra uma localização boa com bastante comércio, certamente é uma boa oportunidade para abrir um estacionamento.
Ainda mais, se o próprio dono for operar, o que reduz os custos com mão de obra.
Mas claro, estamos levando em consideração que a pessoa não tenha outro negócio.
Burocracia e detalhes para abrir um estacionamento
Vamos apresentar as principais etapas que você vai encarar na hora de abrir seu estacionamento.
Documentos necessários
- CNPJ
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do contrato de locação ou compra e venda;
- Alvará de funcionamento;
- Consultar seu contador para outros documentos específicos para sua cidade.
Custos para abrir e manter o estacionamento
Os custos podem ser resumidos como os gastos na produção e funcionamento do dia-dia do seu estacionamento.
Afinal, os principais pontos onde você vai gastar dinheiro são aluguel, água, luz, salários e outros gastos do processo de produção ou serviço.
Além disso, calcular e pensar seus gastos iniciais também pode resultar na necessidade de um capital de giro menor, o que facilita sua vida como empreendedor.
No site do SEBRAE, achamos uma tabela muito interessante para se ter um ideia melhor sobre esse tema tão fundamental.
Sendo assim, o Sebrae listou alguns itens de despesa de um estacionamento de pequeno porte com 2 funcionários:
Custos Fixos
- Salários, encargos: R$ 3.500,00
- Água, Luz, telefone e acesso à internet: R$ 450,00
- Impostos 6% da Receita: R$ 900,00
- Contador: R$ 950,00
- Higiene, manutenção: R$ 300,00
- Aluguel/segurança: R$ 2.500,00
- Sistema de gestão: R$100,00
- Total: R$ 8.650,00
Burocracias e normas para abrir um estacionamento
Essa etapa pode levar muitos a loucura, são detalhes e informações muito específicas, o que acaba dificultando a vida de muitos empreendedores.
Porém, para te ajudar a entender mais sobre o assunto, vamos compartilhar um material muito interessante e completo do Sebrae.
Checklist de burocracias para abrir um estacionamento
Além disso, temos que lembrar às necessidades de atender certas normas que fazem parte da legislação que protege o consumidor e legalizam o serviço prestado pelos estacionamentos.
Principalmente, contratando um profissional especializado para legalizar a empresa nos seguintes órgãos.
Acesse o site do Sebrae para mais informações do checklist, clicando aqui.
Administração e funcionários
A administração do seu estacionamento pode ser feita por você mesmo, algum funcionário ou existe a possibilidade de contratar uma empresa para gerir o seu negócio.
No quesito tempo pessoal investido no seu negócio, certamente as duas primeiras possibilidades vão demandar muito mais dedicação da sua parte.
Além disso, mais gastos mensais com funcionários, e principalmente, responsabilidades trabalhistas, avarias e todos os problemas envolvendo a operação.
Terceirização da administração
Ao escolher terceirizar seu negócio, você delega diversas funções e garante soluções inteligentes para o seu negócio.
Ainda mais, garante uma padronização dos processos e garantia de alta qualidade no atendimento, passando menos tempo em função do seu trabalho.
No entanto, essa escolha deve ser feita de forma segura, para garantir o sucesso da parceria, pois pode haver redução de lucro no caso de terceirização.
Surpreendentemente, nós, da Jump Park, escrevemos um texto completo sobre como administrar a operação de estacionamento. Confira aqui!
Estrutura e equipamentos para abrir um estacionamento
Ao abrir um estacionamento, anteriormente, podíamos dizer que você ia precisar no local de um escritório com computadores com impressoras para emitir notas fiscais e para alimentar planilhas.
Assim como outro computador com impressora matricial e uma pistola de leitor de código de barra para dar entrada e saída nos veículos.
Portanto, atualmente, as tecnologias nos permitem ter menos equipamentos.
Por exemplo, não é necessário um escritório local se você pode gerenciar a distância com sistemas na nuvem.
Confira as vantagens em nosso outro texto, clicando aqui.
Então os itens mínimos para abrir um estacionamento e iniciar o atendimento dos clientes são:
- Equipamento PDV com chip de internet;
- Mesa;
- Cadeira para operador;
- Câmera para visualizar a distância;
- Internet Wi-Fi;
- Sinalizador sonoro de saída de veículo
E não precisa de um computador com nobreak, etc, se você pode gerenciar tudo com um PDV como o da Cielo Lio.
Mais informações sobre PDV ou POS, clique aqui.
- Banheiro com privada e pia;
- Geladeira para venda de refrigerantes e água;
- No mínimo 02 cadeiras para os clientes;
- Alguma área coberta
BÔNUS: 3 Dicas para abrir um estacionamento
Planejamento
Certamente estudar a localização pode te render uma empreitada de sucesso.
Entretanto, não pensar no longo prazo e errar na mão de obra e no sistema de gestão podem tornar seu crescimento medíocre.
Sistemas de gestão em PDV
Ao abrir um estacionamento, você precisa ter menos custos e, inegavelmente, o POS ou PDV(Ponto de venda) móvel é a melhor escolha.
A diferença de custo inicial pode girar em torno de 70% e os sistemas de gestão de estacionamento são mais modenros do que aqueles desenvolvidos no computador.
Além da redução de custo, a mobilidade no atendimento garantem melhor prestação de qualidade.
Também, agiliza os processo e tempo de atendimento é algo que os clientes de estacionamento valorizam.
Desta forma, estacionamentos que aderiram essas inovações otimizaram processos e geraram resultados reais, construindo verdadeiros diferenciais de mercado.
Transparência
A disposição das informações de forma clara e evidente é importante para prevenir mal entendido com o cliente.
Os preços devem estar bem visíveis, número de vagas, se há existência de manobristas, período de tolerância e se possui seguro.
Evidencie o horário de funcionamento do estacionamento, ainda mais quando, eventualmente esquecem o veículo fora do horário de fechamento e ficam irritados.
Sendo assim, influencia diretamente na percepção de qualidade de prestação de serviço.
Em caso de utilização de cartões Qr Code reutilizáveis, aproveite o espaço do cartão para repetir as informações e esclarecer o mais detalhado possível como é a prestação de serviço.