Saiba como tornar seu estacionamento sustentável

Um dos temas mais discutidos na atualidade é a sustentabilidade e, como sabemos, os veículos automotivos são responsáveis por grande parte da emissão de gases poluentes na atmosfera. 

Pensando nesse problema, alguns estacionamentos estão elaborando estratégias para contornar a situação e, consequentemente, ajudar o meio ambiente. 

Veja a seguir algumas formas de tornar seu estacionamento mais sustentável, gerando valor ao empreendimento.

Energia fotovoltaica

Como a grande maioria dos estacionamentos são cobertos, uma ideia atrativa é a implantação de painéis para captação de energia solar no empreendimento. 

O necessário é a substituição da cobertura, que é composta geralmente de telhas, por placas fotovoltaicas. Um exemplo é o Estacionamento Solar da Universidade Federal do Rio de Janeiro que gera energia o suficiente para abastecer 70 casas, segundo o veículo de comunicação G1 Globo.com.

 Houve a implantação de 414 painéis solares que são capazes de gerar 140 mil kWh por ano. Apesar de poluir no deslocamento até o estacionamento, há uma compensação na geração de energia sustentável. Mesmo o investimento inicial sendo elevado, o custo benefício dessa operação é notado com o tempo. 

Além da economia financeira trazida pela solução, a camada de ozônio agradece a iniciativa. Caso queira saber mais sobre as vantagens e desvantagens, basta acessar esse link.

O papel não é crucial para a operação

Desde o início, a utilização do papel esteve presente na gestão ou controle do estacionamento. 

Com computador e impressora ou na caneta, o operador emite um papel na entrada do veículo e, outro, na saída. Consequentemente, muitos papéis são utilizados durante a prestação do serviço, ou seja, nada sustentável.


A necessidade do papel não vem do cliente, mas sim dos sistemas disponíveis no mercado. O que importa na operação não é o papel, mas sim as informações contidas nele. Logo, um chip ou código de barras podem ser usados na operação, pois armazenam todas as informações que o cliente precisa. 

Essa solução já está presente no mercado no sistema Jump Park Gestor, que além de sintetizar toda a operação do estacionamento a um smartphone, faz o envio dos recibos por e-mail, não necessitando do uso de impressoras. 

Esses relatórios são salvos em nuvem tendo a gestão completa do seu estacionamento na palma da sua mão.

O conceito de estacionamento-parque

Os estacionamentos são locais de forte emissão de gás carbônico devido à circulação de veículos cotidianamente. 

Pensando em melhorar essa condição, alguns arquitetos elaboraram o conceito de estacionamento-parque, que consiste na arborização dos empreendimentos. 

Um caso de sucesso é a torre Kowloon East em Hong Kong, que equilibra 28 andares sobre um estacionamento coberto de plantas. As folhas melhoram a qualidade do ar do local abafado e garantem um ambiente mais agradável aos frequentadores.

Ideias boas e sustentáveis

Todo o gestor de estacionamento pode contribuir para o meio ambiente modernizando seu estabelecimento. Pensar “fora da caixa” traz benefícios e visibilidade para todo empreendimento. 

Temos como exemplo o supermercado Sainsbury’s, localizado no Reino Unido, no qual no estacionamento foi instalada uma tecnologia chamada “Kinetic Road Plates”, que são placas finas e flexíveis que captam energia a medida que carros passam por cima delas. 

O caso foi exposto no veículo de comunicação The Guardian como uma inovação e gerou bastante movimento, para a felicidade dos donos. 

Ou seja, pense sempre em inovar juntamente com a preservação do meio ambiente, visando um futuro próspero para todos.


Tire suas dúvidas com a nossa equipe!